Muitos dos nossos clientes relatam que uma das maiores dificuldade enfrentadas é a falta de conhecimento que o Diretor tem sobre as preocupações que o TI possui em relação ao tipo de Backup que adotou para a empresa, pois o Diretor acredita que o simples fato de ter um Backup já seria praticamente um plano de Disaster Recovery completo.
Existe uma enorme diferença entre fazer o Backup e restaurar o Backup e esse é um dos primeiros pontos a serem esclarecidos.
Se houver qualquer incidente na infraestrutura da empresa seja ele físico ou lógico não será possível restaurar o Backup se não houver um planejamento para isso, esse tipo de planejamento é chamado de Disaster Recovery (DR) ou Plano de Recuperação de Desastres.
As soluções de Disaster Recovery (DR) preparam as empresas para superar quaisquer tipos de incidentes que possam vir a ter, se forem bem planejados e implementados, desde a exclusão de um simples arquivo até a perda completa do DataCenter da empresa.
Com o minha expertise consigo orientar os meus clientes e parceiros na sua jornada para criar e planejar seu Disaster Recovery na nuvem pois lá é possível construir um ambiente de baixo custo e seguro que só será cobrado quando utilizado para recuperação de dados, como parceiro AWS consigo dimensionar soluções sob medida para os mais diversos segmentos de empresas.
Essas soluções atualmente são as melhores alternativas que temos disponíveis no mercado, podem ser utilizadas em conjunto com o ambiente já existente da empresa, sendo assim não existe perda de recursos já adquiridos e também para novos ambientes onde pode haver uma economia na aquisição de novos recursos, o que geralmente soa muito bem aos ouvidos do corpo diretor das empresas e que ajuda muito na aprovação da verba para esse tipo de planejamento de TI.